terça-feira, 14 de junho de 2011

fenómenos do som e espectro sonoro

QUE FENÓMENOS OCORREM COM O SOM?

Reflexão do som (eco e reverberação).

ECO - » resulta do som, e consiste em ouvir a repetição de um som emitido.
Nota: não basta um obstáculo para se produzir eco, temos de estar a pelo menos 17 metros do obstáculo.
Condição: para se distinguir um som original de um som reflectido é necessário que entre eles exista um intervalo de tempo de 0,1 segundos!
REVERBERAÇÃO - » quando estamos numa sala vazia ocorrem reflexões sucessivas, transmitindo-nos uma sensação de prolongação do som.

RESSONÂNCIA - » pondo a vibrar um diapasão, colocando-o, de seguida, numa caiza oca, de madeira e aberta de um dos lados, verifica-se o aparecimento de um som mais intenso. A intensidade do som foi reforçada pela vibração do ar contido na caixa com uma frequência igual à do diapasão.
Nota: o mesmo acontece com as guitarras.

REFRACÇÃO - » quando o som passa de um meio material para outro, pode mudar de direcção. No novo meio, o som propaga-se com uma velocidade diferente.

O QUE OUVE O OUVIDO HUMANO?


Espectro Sonoro-
    O que é --» o espectro sonoro é o conjunto de todas as frequências possíveis para as ondas sonoras. De acordo com a frequência da onda sonora, classificam-se os sons em infra-som (f < 20 Hz), som audível (20 Hz <f < 20 000 Hz) e ultra-som (f > 20 000 Hz).

Escala Decibel-
    O que é --» o nível sonoro é uma escala (medida em decibéis) que avalia comparativamente as intensidades dos sons.
Audiogramas-
    O que são --» os audiogramas são gráficos onde se representa o limiar da audibilidade em função da frequência e do nível de intensidade sonora.

Sem comentários:

Enviar um comentário